Assim como em vários países
"democráticos" do mundo capitalista, um ano de eleição nunca será
igual ao outro, principalmente pelos fatos vividos, desde um movimente social
estudantil a uma goleada inesperada imposta a maior seleção do futebol e anfitriã
do torneio.
Mas como diria o ditado do povo
brasileiro: "Para não dá briga, não é melhor mistura futebol e
política...", porém há um grande fator essencial que combinou muito bem
com a política brasileira (fora a corrupção e burocracia) nas eleições de 2014,
que foi o uso abusivo do marketing digital, principalmente através do uso das
redes sociais.
Vários partidos brasileiros
utilizaram como estratégia de divulgação e aproximação com eleitorado o poder
das redes sociais, principalmente para acirrar disputas ou provocações a outros
partidos opositores (As provocações entre Petistas e Tucanos sobre a
intervenção do governo no Banco Central).
Independente do resultado ocorrido
na eleição pôde perceber que as campanhas de vários políticos deixaram de
utilizar massivamente o tradicional panfleto e “santinho” (principalmente nas
grandes capitais), para utilizar o poderoso mundo virtual, com envio de e-mails
(muitas vezes considerado como “Spam”), criação de sites e principalmente
grupos em redes sociais (Facebook, Twitter, Whatsapp, etc.) essa estratégia foi
feita, principalmente visando à diminuição de custos e a facilidade de entrega da
rapidez de divulgação ao povo. É mais viável encaminhar um e-mail informado o
propósito da campanha para vários eleitores específicos, do que gastar o
orçamento da campanha com panfletos que serão jogados na rua, isto poderá gerar
uma multa para o partido.
Porém o uso desse Marketing foi possível
graças o avanço do acesso à internet, nas classes mais baixas da sociedade
brasileira, o que possibilitou que partidos voltados a essas classes pudessem
influência e divulgar massivamente a sua campanha. De acordo com a matéria
fundamentada pela pesquisa do PNAD 2013 do IBEGE, publicada no portal
"G1", mais de 50% da população brasileira está conectada a internet.
Mas vale destacar que esta
pesquisada apurou um dado extremamente relevante, o aumento do acesso à
internet foi identificado apenas com celular em 2013. Foram registradas ao todo
cerca de 130,8 milhões de pessoas, ou seja, 75,5% da população no Brasil ficaram
online através do celular.
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