domingo, 1 de março de 2015

A "Competência" Política no Uso do Marketing Digital nas Eleições de 2014

    Assim como em vários países "democráticos" do mundo capitalista, um ano de eleição nunca será igual ao outro, principalmente pelos fatos vividos, desde um movimente social estudantil a uma goleada inesperada imposta a maior seleção do futebol e anfitriã do torneio.
Mas como diria o ditado do povo brasileiro: "Para não dá briga, não é melhor mistura futebol e política...", porém há um grande fator essencial que combinou muito bem com a política brasileira (fora a corrupção e burocracia) nas eleições de 2014, que foi o uso abusivo do marketing digital, principalmente através do uso das redes sociais.
Vários partidos brasileiros utilizaram como estratégia de divulgação e aproximação com eleitorado o poder das redes sociais, principalmente para acirrar disputas ou provocações a outros partidos opositores (As provocações entre Petistas e Tucanos sobre a intervenção do governo no Banco Central).
Independente do resultado ocorrido na eleição pôde perceber que as campanhas de vários políticos deixaram de utilizar massivamente o tradicional panfleto e “santinho” (principalmente nas grandes capitais), para utilizar o poderoso mundo virtual, com envio de e-mails (muitas vezes considerado como “Spam”), criação de sites e principalmente grupos em redes sociais (Facebook, Twitter, Whatsapp, etc.) essa estratégia foi feita, principalmente visando à diminuição de custos e a facilidade de entrega da rapidez de divulgação ao povo. É mais viável encaminhar um e-mail informado o propósito da campanha para vários eleitores específicos, do que gastar o orçamento da campanha com panfletos que serão jogados na rua, isto poderá gerar uma multa para o partido.
 Porém o uso desse Marketing foi possível graças o avanço do acesso à internet, nas classes mais baixas da sociedade brasileira, o que possibilitou que partidos voltados a essas classes pudessem influência e divulgar massivamente a sua campanha. De acordo com a matéria fundamentada pela pesquisa do PNAD 2013 do IBEGE, publicada no portal "G1", mais de 50% da população brasileira está conectada a internet.
Mas vale destacar que esta pesquisada apurou um dado extremamente relevante, o aumento do acesso à internet foi identificado apenas com celular em 2013. Foram registradas ao todo cerca de 130,8 milhões de pessoas, ou seja, 75,5% da população no Brasil ficaram online através do celular. 
 Isso além de servir como um exemplo para a diminuição da desigualdade social, o dado foi bastante utilizado por políticos para "ilustrar seus grandes resultados" em Brasília, e demonstrar ao povo a necessidade de reelegê-lo novamente para o cargo público, com a justificativa de que houve melhora na condição socioeconômica do povo para adquirir um aparelho tecnológico, que em outros anos, estava restrito a uma pequena parcela da população. Falácia, ou não, os partidos que souberam utilizar essa estratégia de Marketing se deram bem na eleição.  

                                                                                      Fonte e Direito pela imagem: plugcitarios.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário