Hoje em dia boa parte
da população brasileira assiste ou já assistiu alguma telenovela, seja ela no
horário nobre ou não. Decidimos então abordar o marketing que esta
por trás dessas grandes produções, pois elas retratam cenas do cotidiano da
população causando assim a sensação de que os capítulos mostram os fatos com
mais fidelidade que os jornais.
As empresas viram
nesse mercado uma forma de contato mais direto com o consumidor fazendo assim
um marketing agressivo, penetrando na mente do consumidor, mostrando que o seu
produto é bom e necessário.
Um exemplo disto foi
a Nextel que ganhou clientes através do uso de seus produtos em algumas
novelas brasileiras. “A conexão foi imediata”, afirmou Alex Rocco, diretor de
comunicação da Nextel, sobre o merchandising da empresa na novela das 21h da
Rede Globo, “Amor à vida”. Essa novela foi à oitava a aparecer os serviços e
aparelhos da operadora. Até aquele ano (2013), a empresa tinha posição forte
com ao público empresarial, porém devido à crise financeira da sua controladora
nos EUA, houve perda na força de mercado. Porém este exemplo ilustra um bom merchandising atraindo o cliente não
mais para aguardar uma nova compra e sim uma busca implacável por necessidade e
sedução.
As telenovelas passam
a ter o seu próprio sistema de marketing, conduzindo assim um mercado
consumista produzindo bens e símbolos para os seus telespectadores,
fazendo assim um bom
merchandising atraindo o cliente não mais para aguardar uma nova compra e sim
uma busca implacável por necessidade e sedução.
Mas esse Marketing apresentado
nas novelas não fica somente restrito aos serviços ou produtos tecnológicos e industriais,
várias ocasiões em novelas de horário nobre, o público em geral é exposto a
paraísos turísticos e viagens extremamente luxuosas, influenciando aos
telespectadores a realizem viagens, principalmente ao exterior, mas isso tirar
um importante fluxo monetário de dentro do Brasil?
Se o melhor meio de
relacionamento e comunicação com o consumidor brasileiro poderia ser utilizado
promover viagens internas, sendo que é mais fácil um mineiro conhecer Nova
York, mas não conhecer a cidade de Bonito/MT. Fica a dica para as companhias de
turismo e o governo brasileiro incentivarem o público através das novelas a
conhecer a cidades brasileiras, e ficar um puxão de orelha ao governo (Ministério
do Turismo), que se até o momento não percebeu, é mais caro viajar para outra
cidade brasileira, do que para o exterior (experiência própria).
Fonte e Direitos pela imagem: grandesnomesdapropaganda.com.br
Campanha de Marketing da Nextel na novela "Em Família".
Créditos: Camila Mendes
as novelas são boas e o comendador foi ótimo.
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