domingo, 1 de março de 2015

As Novelas: O caminho para o Marketing das Empresas

Hoje em dia boa parte da população brasileira assiste ou já assistiu alguma telenovela, seja ela no horário nobre ou não.  Decidimos então abordar o marketing que esta por trás dessas grandes produções, pois elas retratam cenas do cotidiano da população causando assim a sensação de que os capítulos mostram os fatos com mais fidelidade que os jornais.  
As empresas viram nesse mercado uma forma de contato mais direto com o consumidor fazendo assim um marketing agressivo, penetrando na mente do consumidor, mostrando que o seu produto é bom e necessário.
Um exemplo disto foi a Nextel que ganhou clientes através do uso de seus produtos em algumas novelas brasileiras. “A conexão foi imediata”, afirmou Alex Rocco, diretor de comunicação da Nextel, sobre o merchandising da empresa na novela das 21h da Rede Globo, “Amor à vida”. Essa novela foi à oitava a aparecer os serviços e aparelhos da operadora. Até aquele ano (2013), a empresa tinha posição forte com ao público empresarial, porém devido à crise financeira da sua controladora nos EUA, houve perda na força de mercado. Porém este exemplo ilustra um bom merchandising atraindo o cliente não mais para aguardar uma nova compra e sim uma busca implacável por necessidade e sedução.
As telenovelas passam a ter o seu próprio sistema de marketing, conduzindo assim um mercado consumista produzindo bens e símbolos para os seus telespectadores,
fazendo assim um bom merchandising atraindo o cliente não mais para aguardar uma nova compra e sim uma busca implacável por necessidade e sedução.
Mas esse Marketing apresentado nas novelas não fica somente restrito aos serviços ou produtos tecnológicos e industriais, várias ocasiões em novelas de horário nobre, o público em geral é exposto a paraísos turísticos e viagens extremamente luxuosas, influenciando aos telespectadores a realizem viagens, principalmente ao exterior, mas isso tirar um importante fluxo monetário de dentro do Brasil?
Se o melhor meio de relacionamento e comunicação com o consumidor brasileiro poderia ser utilizado promover viagens internas, sendo que é mais fácil um mineiro conhecer Nova York, mas não conhecer a cidade de Bonito/MT. Fica a dica para as companhias de turismo e o governo brasileiro incentivarem o público através das novelas a conhecer a cidades brasileiras, e ficar um puxão de orelha ao governo (Ministério do Turismo), que se até o momento não percebeu, é mais caro viajar para outra cidade brasileira, do que para o exterior (experiência própria).

                                                                                                                            Fonte e Direitos pela imagem: grandesnomesdapropaganda.com.br
                           Campanha de Marketing da Nextel na novela "Em Família".
                              
Créditos: Camila Mendes 

Um comentário: